quinta-feira, 10 de maio de 2012

Teoria da “Maiêutica”

Técnica através da qual se consegue observar como é que uma ciência desconhecida se transforma progressivamente numa ciência conhecida. No entanto, no diálogo Protágoras, a maiêutica não aparece. Segundo Platão, Sócrates fora buscar a sua arte da maiêutica a sua mãe que era parteira. Na Grécia clássica só as mulheres que já não podem dar à luz estão autorizadas a ajudar ao parto das outras. Sócrates considerava a sua arte como a arte de parturejar; só que agora são homens que dão à luz e é do parto das suas almas que se trata.  Sócrates revelava aos outros aquilo que eles próprios sabiam sem de tal terem consciência. Ele pretendia que o seu questionamento sistemático levasse os outros a um ponto crucial de consciência crítica, procurando a verdade no seu interior, dando assim lugar ao "parto intelectual". A maiêutica é, assim, a fase positiva, construtiva, do método socrático que permite o acordo através das certezas universais obtidas pela definição após a discussão. Trata-se de um diálogo do primeiro período que se caracteriza pela ausência da teoria da reminiscência que serve de fundamento à maiêutica.

Fonte: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/protagoras/links/met_socrat.htm acessado em  10 mai 2012

Fonte figura: http://modelodegestaofca.blogspot.com.br/2009/04/texto-versificado-na-maieutica.html acessado em 10 mai 2012

2 comentários:

  1. Sócrates criou um método que muitos confundem ainda hoje apenas com uma figura de linguagem. A ironia socrática era, antes de tudo, o método de perguntar sobre uma coisa em discussão, de delimitar um conceito e, contradizendo-o, refutá-lo. O verbo que originou a palavra (eirein) significa mesmo perguntar. Logo, não era para constranger o seu interlocutor, mas antes para purificar seu pensamento, desfazendo ilusões. Não tinha o intuito de ridicularizar, mas de fazer irromper da aporia (isto é, do impasse sobre o conceito de alguma coisa) o entendimento.
    A ironia e maiêutica, constituíam, por excelência, as principais formas de atuação do método dialético de Sócrates, desfazendo equívocos e deslindando nuances que permitiam a introspecção e a reflexão interna, proporcionando a criação de juízos cada vez mais fundamentados no lógos ou razão.

    * Fragmentos retirados de http://www.brasilescola.com/filosofia/ironia-maieutica-socrates.htm

    ResponderEliminar
  2. Bom exemplo da Maiêutica.
    Filosofia - Um exemplo da maiêutica de Sócrates
    Ia Sócrates caminhando por uma rua de Atenas, quando diante de si passa correndo um homem. Atrás deste vinha um outro a correr, enquanto gritava:
    - Pega! pega! É um assassino!
    - Um assassino? Que é isto? - Sócrates pergunta ao que vinha gritando.
    - Um assassino é um homem que mata, respondeu o outro.
    - Ah! disse Sócrates, um magarefe, então.
    - Oh! não - acrescentou a rir o primeiro - um homem que mata outro homem.
    - Então é um carrasco - tornou Sócrates.
    - Não, não, explica o outro, já um tanto impaciente - um homem que mata outro sem autorização da justiça.
    - Compreendo. Um soldado.
    - Senhor - procurou esclarecer o primeiro, visivelmente irritado - um assassino é um homem que mata outro homem, sem motivo, fora do tempo de guerra, que não fora condenado em nenhum tribunal e que estava em casa tranquilo, sem esperar por isto.
    - Ah! sim, então é um médico - concluiu tranquilamente o filósofo, enquanto o outro se afastava, certo de que havia falado com um louco.

    Fonte: http://valeriopereira.blogspot.com.br/2009/08/filosofia-um-exemplo-da-maieutica-de.html acessado em 12 mai 2012.

    ResponderEliminar