terça-feira, 24 de abril de 2012

Reflita e explique a diferença entre a “Filosofia” e “Filosofia de Vida”.


Filosofia de vida: É a filosofia do indivíduo, voltada para o uso pessoal, focada em sua visão crítica dos acontecimentos ocorridos em sua vida, muitas das vezes sem questionar as atitudes que e executa, caracterizando com um estilo de vida próprio.
“Pausa para reflexão: se você pensar bem, não é a chuva, o calor, o chefe, o cônjuge, o carro, a profissão, o casamento, as crianças ou o emprego que você escolheu mal. O problema é simplesmente você! Portanto, não tente transferir para os outros os resultados que somente você, e mais ninguém, poderá reverter com a tomada de uma atitude sensata. Essa atitude é o que eu chamo de filosofia de vida consistente e duradoura.”
Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/filosofia-de-vida/44958/ acessado em 24 abr 2012.
Filosofia: arte de pensar, exercício de refletir sobre os assuntos que nos cercam, a própria existência é fator de questionamento levantado em busca do conhecimento dos fenômenos que não compreendemos. Sendo efetuada de forma científica e que gere resultados verdadeiros e que possam ser testados.
“a filosofia consiste em pensar racional e criticamente, de modo mais ou menos sistemático, sobre a natureza do mundo em geral (metafísica ou teoria da existência), da justificação de crenças (epistemologia ou teoria do conhecimento), e da conduta de vida a adotar (ética ou teoria dos valores).”
Fonte: www.filosofia.com.br/vi_dic.php?palvr=EH acessado em 24 abr 2012.

1 comentário:

  1. Falamos em "filosofia de vida" como forma de referência às nossas crenças particulares, às coisas que acreditamos como sendo certas ou erradas. Dizemos frases tais quais "a minha filosofia de vida", ou "segundo a filosofia da minha avó" e mal nos apercebemos do fato de que, mesmo quando dizemos detestar as abstrações da Filosofia, isso ainda assim é um tipo de pensamento filosófico. Olhando por este lado, é natural considerar que a maioria dos seres humanos em várias culturas pensa, reflete, pondera e chama a todos estes procedimentos de "Filosofia".
    Academicamente falando, a coisa é um tanto diferente. Em primeiro lugar, ninguém se torna filósofo por se formar numa faculdade, por mais bem reputada que ela seja e por melhores que sejam as notas no histórico escolar. São raros os indivíduos que construíram um pensamento criterioso e original e que podem ser reconhecidos academicamente como sendo "filósofos". Ou seja: quando falamos em "filosofia de vida", não estamos nos referindo ao pensar criterioso que constitui o procedimento filosófico. Afinal, nem sempre a tal "filosofia de vida" deriva de um pensamento criterioso, podendo ser mera repetição de um hábito mental ou emocional que nada tem de amor à verdade. Pode ser apenas um condicionamento que nada tem de reflexivo.

    Alexey Dodsworth é bacharel em Filosofia pela USJT, graduando em Astronomia pela USP e membro da MENSA
    Fonte:http://filosofiacienciaevida.uol.com.br/ESFI/Edicoes/39/artigo152430-1.asp

    ResponderEliminar