terça-feira, 24 de abril de 2012

MITO


Mito é a denominação apresentada a fato narrado por pessoa cuja a autoridade e confiança não é questionada pois parte da certeza de que o narrador foi testemunha direta ou recebeu a informação de quem estava presente nos acontecimentos narrados.
A palavra mito é grega e significa contar, narrar algo para alguém que reconhece o proferidor do discurso como autoridade sobre aquilo que foi dito!”
Fonte: http://www.brasilescola.com/filosofia/mito-filosofia.htm acessado em 24 abr 2012.

Mito: "Quando nasceu Afrodite, banqueteavam-se os deuses, e entre os demais se encontrava também o filho de Prudência, Recurso. Depois que acabaram de jantar, veio para esmolar do festim a Pobreza, e ficou na porta. Ora, Recurso, embriagado com o néctar - pois o vinho ainda não havia - penetrou o jardim de Zeus e, pesado, adormeceu. Pobreza então, tramando em sua falta de recurso engendrar um filho de Recurso, deita-se ao seu lado e pronto concebe o Amor. Eis por que ficou companheiro e servo de Afrodite o Amor, gerado em seu natalício, ao mesmo tempo que por natureza amante do belo, porque também Afrodite é bela. E por ser filho o Amor de Recurso e de Pobreza foi esta a condição em que ele ficou. Primeiramente ele é sempre pobre, e longe está de ser delicado e belo, como a maioria imagina, mas é duro, seco, descalço e sem lar, sempre por terra e sem forro, deitando-se ao desabrigo, às portas e nos caminhos, porque tem a natureza da mãe, sempre convivendo com a precisão. Segundo o pai, porém, ele é insidioso com o que é belo e bom, e corajoso, decidido e enérgico, caçador terrível, sempre a tecer maquinações, ávido de sabedoria e cheio de recursos, a filosofar por toda a vida, terrível mago, feiticeiro, sofista: e nem imortal é a sua natureza nem mortal, e no mesmo dia ora ele germina e vive, quando enriquece; ora morre e de novo ressuscita, graças à natureza do pai; e o que consegue sempre lhe escapa, de modo que nem empobrece o Amor nem enriquece, assim como também está no meio da sabedoria e da ignorância. Eis com efeito o que se dá".
Fonte: http://www.algosobre.com.br/filosofia/mito-e-filosofia.html acessado em 24 abr 2012.

1 comentário:

  1. Os mitos constituíam, portanto, uma modalidade discursiva de explicação da realidade que predominou entre os gregos antigos até o séc. VI a.C. Seu modo próprio de entender os fenômenos estava fundado na tensão entre o divino e o humano e, assim, ele encontrava para todos os eventos naturais ou sociais causas divinas ou sobrenaturais.Por força dessa estrutura de explicação, as causas dos fenômenos ordinários estavam distantes dos homens comuns e o único modo de conhecê-las era através da mediação de uma divindade.
    Fonte:http://professorotaviolobo.blogspot.com.br/2010/02/as-narrativas-miticas-por-juliano.html

    ResponderEliminar