quarta-feira, 25 de abril de 2012

Conceito de Ontologia

A ontologia é a ciência ou estudo mais geral do Ser, Existência ou Realidade. Um uso informal do termo significa o que, em termos gerais, um filósofo considera que o mundo contém. Assim, diz-se que Descartes propôs uma ontologia dualista, ou que não há deuses na ontologia de d’Holdbach. Mas no seu significado mais formal, a ontologia é o aspecto da metafísica que visa caracterizar a Realidade identificando todas as suas categorias essenciais e estabelecendo as relações que mantém entre si.

Fonte: http://criticanarede.com/ontologia.html acessado em 25 abr 2012. 

3 comentários:

  1. Ontologia (em grego ontos e logoi, "conhecimento do ser") é a parte da filosofia que trata da natureza do ser, da realidade, da existência dos entes e das questões metafísicas em geral. A ontologia trata do ser enquanto ser, isto é, do ser concebido como tendo uma natureza comum que é inerente a todos e a cada um dos seres.
    Fonte: http://www.dicionarioinformal.com.br/ontologia/ acessado em 25 abr 2012.

    Em suma podemos concluir que ontologia é a parte da filosofia que se preocupa com o Ser quando o mesmo esta inserido em um grupo ou uma comunidade, pois passa a observar suas ações que caracterizam sua postura e suas ações

    ResponderEliminar
  2. A Teoria da Recapitulação, ou Lei da recapitulação ontofilogenética, é mais conhecida pela expressão A Ontogenia recapitula a filogenia em que ontogenia refere-se ao desenvolvimento dos embriões de uma dada espécie e a filogenia refere-se à história evolucionária das espécies..
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_recapitula%C3%A7%C3%A3o

    ResponderEliminar
  3. O Ser é o que é realmente e se opõe ao que parece ser, à aparência. Assim, ontologia significa: estudo ou conhecimento do Ser, dos entes ou das coisas tais como são em si mesmas, real e verdadeiramente.

    CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000.

    ResponderEliminar