segunda-feira, 30 de abril de 2012

Pensamento Educacional de Platão e Aristóteles


A sugestão de Educação integral que solidifica o ser humano, capacitando-o física e intelectualmente reflete nos dias atuais de forma desqualificada, pois em nossa sociedade estamos condicionando os jovens apenas com uma variável, forma-lo para o trabalho e não para a vida, não os capacitando para refletirem sobre as ações que despertam e aplicam os conhecimentos gerais, estamos vivendo uma sociedade que se vangloria pelas rendas médias e que não estamos centrada em valores coletivos, mas somente no individuais, a política atual não desperta o interesse dos jovens, pois sempre está povoada de falhas e desrespeitos aos direitos gerais. As garantias que a educação seria a forma correta de desenvolver o ser em sua plenitude ainda hoje é utópica, porque buscamos uma forma de educação que ainda não é valorizada pela visão política da sociedade, pois ao libertamos os jovens com o conhecimento os aprisionamos em formas de se livrarem da educação em sala de aula, fazemos o papel de educarmos sem formar cidadãos conscientes e responsáveis. A educação recebeu influencia de todos os pensadores antigos, mas infelizmente ela sofre sempre com o mesmo descaso, se pensar em uma educação que forme um ser ativo e que ofereça qualidade para que a sua formação seja completa deveria ser meta para todos e a valorização do educador é um investimento que retorna  em sociedade justa e solidária.
“Antes mesmo de existirem escolas, a educação já era assunto de pensadores. Um dos primeiros foi o grego Sócrates (469-399 a.C.), para quem os jovens deveriam ser ensinados a conhecer o mundo e a si mesmos. Para seu discípulo Platão (427-347 a.C.), o conhecimento só poderia ser alcançado num plano ideal e nem todos estariam preparados para esse esforço. Aristóteles, discípulo de Platão, inverteu as prioridades e defendeu o estudo das coisas reais como um meio de adquirir sabedoria e virtude. O sistema de ensino que ele preconizou era acessível a um número maior de pessoas.” Fonte: http://www.controversia.com.br/index.php?act=textos&id=4592 acessado em 30 abr 2012.

Fonte figura: http://filoparanavai.blogspot.com.br/2010/05/platao-um-resumo-de-sua-biografia-e.html acessado em 30 abr 2012.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Conceito de Ontologia

A ontologia é a ciência ou estudo mais geral do Ser, Existência ou Realidade. Um uso informal do termo significa o que, em termos gerais, um filósofo considera que o mundo contém. Assim, diz-se que Descartes propôs uma ontologia dualista, ou que não há deuses na ontologia de d’Holdbach. Mas no seu significado mais formal, a ontologia é o aspecto da metafísica que visa caracterizar a Realidade identificando todas as suas categorias essenciais e estabelecendo as relações que mantém entre si.

Fonte: http://criticanarede.com/ontologia.html acessado em 25 abr 2012. 

terça-feira, 24 de abril de 2012

Mito 2



Fonte: http://www.ooze.com.br/2009/05/29/iniciativa-4e-o-mito-da-caverna/ acessado em 24 abr 2012.

MITO


Mito é a denominação apresentada a fato narrado por pessoa cuja a autoridade e confiança não é questionada pois parte da certeza de que o narrador foi testemunha direta ou recebeu a informação de quem estava presente nos acontecimentos narrados.
A palavra mito é grega e significa contar, narrar algo para alguém que reconhece o proferidor do discurso como autoridade sobre aquilo que foi dito!”
Fonte: http://www.brasilescola.com/filosofia/mito-filosofia.htm acessado em 24 abr 2012.

Mito: "Quando nasceu Afrodite, banqueteavam-se os deuses, e entre os demais se encontrava também o filho de Prudência, Recurso. Depois que acabaram de jantar, veio para esmolar do festim a Pobreza, e ficou na porta. Ora, Recurso, embriagado com o néctar - pois o vinho ainda não havia - penetrou o jardim de Zeus e, pesado, adormeceu. Pobreza então, tramando em sua falta de recurso engendrar um filho de Recurso, deita-se ao seu lado e pronto concebe o Amor. Eis por que ficou companheiro e servo de Afrodite o Amor, gerado em seu natalício, ao mesmo tempo que por natureza amante do belo, porque também Afrodite é bela. E por ser filho o Amor de Recurso e de Pobreza foi esta a condição em que ele ficou. Primeiramente ele é sempre pobre, e longe está de ser delicado e belo, como a maioria imagina, mas é duro, seco, descalço e sem lar, sempre por terra e sem forro, deitando-se ao desabrigo, às portas e nos caminhos, porque tem a natureza da mãe, sempre convivendo com a precisão. Segundo o pai, porém, ele é insidioso com o que é belo e bom, e corajoso, decidido e enérgico, caçador terrível, sempre a tecer maquinações, ávido de sabedoria e cheio de recursos, a filosofar por toda a vida, terrível mago, feiticeiro, sofista: e nem imortal é a sua natureza nem mortal, e no mesmo dia ora ele germina e vive, quando enriquece; ora morre e de novo ressuscita, graças à natureza do pai; e o que consegue sempre lhe escapa, de modo que nem empobrece o Amor nem enriquece, assim como também está no meio da sabedoria e da ignorância. Eis com efeito o que se dá".
Fonte: http://www.algosobre.com.br/filosofia/mito-e-filosofia.html acessado em 24 abr 2012.

Filosofia - o que é isto?

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=fGxrFw9RBQk&feature=player_embedded#! acessado em 24 abr 2012.

Reflita e explique a diferença entre a “Filosofia” e “Filosofia de Vida”.


Filosofia de vida: É a filosofia do indivíduo, voltada para o uso pessoal, focada em sua visão crítica dos acontecimentos ocorridos em sua vida, muitas das vezes sem questionar as atitudes que e executa, caracterizando com um estilo de vida próprio.
“Pausa para reflexão: se você pensar bem, não é a chuva, o calor, o chefe, o cônjuge, o carro, a profissão, o casamento, as crianças ou o emprego que você escolheu mal. O problema é simplesmente você! Portanto, não tente transferir para os outros os resultados que somente você, e mais ninguém, poderá reverter com a tomada de uma atitude sensata. Essa atitude é o que eu chamo de filosofia de vida consistente e duradoura.”
Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/filosofia-de-vida/44958/ acessado em 24 abr 2012.
Filosofia: arte de pensar, exercício de refletir sobre os assuntos que nos cercam, a própria existência é fator de questionamento levantado em busca do conhecimento dos fenômenos que não compreendemos. Sendo efetuada de forma científica e que gere resultados verdadeiros e que possam ser testados.
“a filosofia consiste em pensar racional e criticamente, de modo mais ou menos sistemático, sobre a natureza do mundo em geral (metafísica ou teoria da existência), da justificação de crenças (epistemologia ou teoria do conhecimento), e da conduta de vida a adotar (ética ou teoria dos valores).”
Fonte: www.filosofia.com.br/vi_dic.php?palvr=EH acessado em 24 abr 2012.